domingo, 17 de agosto de 2008

Repensando a prática pedagógica

A escola tem como objetivo principal formar o educando para se tornar um cidadão participativo na sociedade em que vive. Desta forma, é preciso que o educador proporcione um clima agradável e interessante para o educando dentro da sala aula, procurando sempre atividades que irão despertar a curiosidade e o pensamento crítico do mesmo. O educador deverá procurar desenvolver os conceitos obrigatórios dentro de um tema que esteja mais perto da realidade do educando, um tema que chame sua atenção e curiosidade. O educador precisa ouvir os educandos antes de preparar suas aulas, para que assim possa estar preparando atividades que irão desenvolver o interesse dos mesmos.
É preciso que a escola se torne um lugar de prazer, um lugar desejado, um lugar onde o próprio educando descobre por si só e forme seu próprio pensamento. O papel do educador deverá ser de mediador e não de transmissor de conhecimentos prontos e acabados.
Diante de tanta tecnologia atual, o educador precisa repensar sua prática pedagógica, pois caso contrário, estará perdendo seu lugar para as tecnologias, que estão cada vez mais interessantes para nosso educando. A escola precisa exercitar a criticidade que o educando tem dentro de si e que às vezes tem medo de expor, através de atividades diversas e interessantes que despertem a curiosidade e o interesse pelo conteúdo em questão. Assim vamos ter futuros cidadãos críticos e de opinião própria.

Bibliografia.
http://www.eca.usp.br/prof/moran/ensinar.htm

Nenhum comentário: